Neste domingo as 5.570 cidades brasileiras decidem quem assumirá a gestão para o próximo ciclo de 04 anos.
Desde a promulgação da constituição cidadã de 1988 os municípios assumiram importante protagonismo político com certa autonomia diante da União e dos estados. Um grande ganho que na nossa estrutura federativa os municípios também são exemplos garantidores do conceito de estado democrático de direito.
No campo da Educação, ao município, também cabe organizar seus sistemas educacionais e atender toda a população com foco principalmente na educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais. E nesse ponto tudo fica mais claro.
Ao escolherem o candidato à cadeira de prefeito é importante que o cidadão investigue se o postulante conhece com profundidade as mazelas do campo educacional. Isso é inegociável.
Além de trazer ao debate a importância indiscutível também precisa aprender que a organização, os investimentos e o funcionamento das unidades escolares estarão em suas mãos. O funcionamento do sistema educacional dos municípios passa por decisões dos prefeitos e seus secretários.
Nesse sentido o pleito eleitoral tem uma importantes lições pedagógicas estruturais e conceituais para a população. As eleições explicitam quem, de fato, coloca a Educação como prioridade. Ou seja, entendo que as bandeiras, as propostas e até o modo que cada candidato faz sua campanha deve contribuir para educar a população .
Boas campanhas não trabalham com fakenews, ao contrário, combatem o uso de informações mentirosas.
Boas campanhas ensinam à população sobre os principais temas que devem ser enfrentados por cada setor do município.
Boas campanhas são democráticas e debatem programas de governo e não a cor do cabelo ou a roupa dos candidatos. É importante que conheça a trajetória do candidato e as propostas de seu partido.
Enfim, o modo que cada candidato decide realizar sua campanha eleitoral é profundamente pedagógico, pois dá pistas sobre qual modelo será adotado na gestão.
A democracia é uma conquista que deve ser celebrada e que precisa ser aprofundada em sua forma e conteúdo. Em aulas de cidadania do interior das escolas e em aulas de política e cidadania no cotidiano das eleições.
Desejo uma excelente eleição. Uma festa da possibilidade de escolher projetos e sonhos para cada cidade. Independente de quem vença a eleição, é fundamental lembrar o valor da democracia, da diversidade e do debate de ideias.
E a maior lição desse período é: Democracia não é um evento apenas eleitoral, democracia não se negocia. E realizar eleições devem sobretudo ensinar a população o valor das propostas e das idéias.
Que a democracia vença em todas as urnas nesse domingo.