As palestras sobre processos de formação e profissionalização são resultado de 20 anos de experiência em sala de aula e na gestão juntamente ao aprofundamento na pesquisa de mestrado e doutorado que abordou essa temática.
Com fundamentação em pesquisas nacionais e internacionais e com profundo conhecimento do cotidiano escolar as palestras não são necessariamente motivacionais, mas são motivadas para uma nova prática e para uma reflexão essencial sobre a carreira e a profissão docente nos dias atuais.
Síntese: O processo de reconhecimento e formação dos professores, o diálogo e a promoção da gestão e a mudança na didática e no cotidiano escolar.
Síntese: Um mergulho na construção identitária, no cotidiano docente e em todos os desafios que a rotina impõe. Compreender essa realidade é essencial para melhoria de clima organizacional, busca de metas de aprendizagem e construção de uma escola fraterna e solidária.
Síntese: Refletir sobre as dificuldades da profissão. Analisar dados das mudanças profissionais nas últimas décadas. Abordar a mudança de mentalidade no processo de formação docente e as relações estabelecidas com o saber, com os alunos e comunidade.
Apresentar o perfil docente esperado para as novas gerações de alunos e sociedade.
Síntese: Refletir sobre as dificuldades da profissão. Analisar dados das mudanças da profissão. Motivar os docentes e compreender as novas demandas da carreira. Breve histórico do perfil da profissão docente. Os novos paradigmas e as crises da escolha e permanência na carreira. A relação com sociedade, gestão e famílias. Os dilemas éticos. Sonhar a profissão é possível.
Síntese: Refletir com os docentes e estimular a construir hábitos profissionais mais saudáveis. Diminuir as dificuldades de relacionamento, construir cultura organizacional no espaço escolar. Apresentar as possibilidades de uma carreira docente prazerosa a partir de conceitos e posturas simples. Apresentar conceitos de perfil e hábitos profissionais saudáveis. Breve perfil do docente brasileiro. Conceito de hábitos. Conceito de cultura, ocupação e profissão. Apresentação de casos que estressam e desestressam. Releitura do perfil de escola e de alunos. Dicas de preservação em situações de estresse. Dicas de mudança de hábitos para melhoria da saúde e qualidade de vida.
Síntese: Apresentar conceitos de escola inclusiva. Discutir e aprofundar os valores humanos sobre inclusão e diversidade na escola. Motivar o público a compreender e observar os conceitos de escola inclusiva e democrática. Um breve histórico de inclusão. A importância do professor na inclusão dos alunos. A diversidade étnica, religiosa e de gênero. Conceitos de legalidade e legitimidade. A fragilidade do incluído. Mais que aceitar a inclusão, defendê-la. O professor é o principal construtor de uma escola mais igualitária.
Síntese: Instrumentalizar os docentes especialistas no processo pedagógico de reflexão sobre a construção dos projetos escolares. Desmistificar as barreiras das disciplinas (especialidades) hierarquizadas no contexto do projeto da escola. Apresentar ferramentas que podem ser utilizadas para elaboração de projetos eficientes na aprendizagem dos alunos. Dimensões do projeto educacional: O projeto político pedagógico, projeto escolar e plano de aula. Elementos constitutivos: marco filosófico, marco situacional, marco operativo. Planejamento, execução e avaliação do projeto. Projetos interdisciplinares. As especialidades e a função pedagógica. Cinco conceitos fundamentais para o docente: inteligência, conexão, afetividade, ousadia e confiança.
Síntese: Discutir e desvelar as práticas de planejamento utilizadas pelos docentes, de forma leve e bem humorada. Apresentar novas formas e métodos de planejar e motivar a um planejamento eficaz. Fazer do planejamento um momento agradável e produtivo. Exposição do modelo atual de planejamento. Apresentação de conceitos de planejamento com vistas a objetivos e conteúdos articulados. Possibilidades reais de obter sucesso ao planejar (exemplos de avaliações externas – SARESP, SAEB, ENEM). Ferramentas para um planejamento de sucesso. Como avaliar o sucesso do planejamento.
Síntese: Estimular os processos de avaliação e reflexão sobre as metas. Desmistificar a resistência às metas. Instrumentalizar o docente na construção e avaliação que realmente busquem o processo de aprendizagem do aluno. Motivar a busca por metas e resultados. Um histórico do tratamento dos resultados dos alunos na educação. Compreensão da relevância da avaliação diagnóstica em todos os segmentos de ensino, desde o ensino fundamental até o ensino médio. As articulações entre as disciplinas e os diagnósticos avaliativos. Como é possível mensurar o seu trabalho, dependendo só do docente? Os mitos das metas. Em busca do sucesso. Materializando índices de sucesso.
Síntese: Apresentar ao docente as possibilidades de articular conceitos e técnicas para aprendizagem significativa dos alunos. Definir paradigmas norteadores para o desenvolvimento das competências e das habilidades dos alunos. Trabalhar exemplos didáticos dessas ferramentas conceituais para o dia a dia do professor. Aprendizagem significativa, compreendendo o tempo e o espaço do educando. Os pilares educacionais e a articulação com conceitos de planejamento e avaliação. Como pensar e agir a partir da égide das competências e habilidades. Exemplos didáticos para o docente se integrar e utilizar os conceitos no cotidiano de sala de aula.
Síntese: Reconhecer o perfil e o novo perfil dos estudantes de EJA. Refletir sobre as experiências de desistências e abandono. Potencializar os saberes. O novo perfil do aluno de EJA. As diferenças metodológicas. Transformando vidas. Projeto de vida, carreira e estudos. Desfazendo mitos e construindo possibilidades. Resultados rápidos e eficazes.
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